sábado, 17 de outubro de 2009

INFORMANDO

UFJF altera datas e Vestibular será nos dias 21, 22 e 23 de dezembro

O Conselho de Graduação (CONGRAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu, nesta quinta-feira, alterar a data da primeira fase do Vestibular 2010 para o dia 21 de dezembro. A prova seria realizada no dia 6 de dezembro, coincidindo com as novas datas marcadas pelo Ministério da Educação (MEC) para realização do Enem.

Com a alteração, a data inicial das provas da 1ª etapa (objetiva), que antes seria a de 06 de dezembro, fica transferida para o dia 21 de dezembro, e as provas da 2ª etapa (discursiva), previstas antes para 21 e 22 de dezembro, serão realizadas nos dias 22 e 23.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação, esta solução foi a que se mostrou a mais razoável, prática e viável para todos os interessados: os candidatos (inscritos ou não no Novo ENEM), a própria Universidade, os seus professores e técnicos, e, enfim, todos os que, direta ou
indiretamente, estão envolvidos com os processos seletivos de ingresso. O CONGRAD, segundo Magrone, entendeu que, assim, pelo menos em termos cronológicos e de logística, a mudança das datas foi a menor e menos impactante possível, para os candidatos e para a Universidade.

O Pró-Reitor observa que, nos dias 21 e 22, os candidatos inscritos na UFJF já teriam mesmo que comparecer para fazerem as provas, inicialmente previstas como sendo as da 2ª etapa.

Com a decisão do CONGRAD, não há prejuízo de oportunidades para os candidatos que poderão fazer o Enem e ainda concorrer às vagas de outras universidades, já que as novas datas, 21, 22 e 23 de dezembro, não coincidem com outros processos seletivos de instituições públicas da região Sudeste.

Como as datas serão consecutivas, todos os candidatos farão a segunda fase do Vestibular, sem saber sua nota da primeira etapa, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando apenas os candidatos classificados na relação 3 por 1 vaga tinham chance de fazer as provas discursivas.

Resultados e uso do ENEM

Permanece a utilização do novo Enem como critério, ou seja, o candidato que fizer o exame terá sua nota considerada para classificação, como previsto no Edital.

Para que isso aconteça, alguns ajustes de correção de provas e divulgação de resultados foram feitos. As provas da primeira etapa serão corrigidas eletronicamente, mas suas notas não serão divulgadas a mprincípio. Em seguida, serão corrigidas as provas discursivas (na
relação 3 por 1) com base na nota da primeira fase.

Após a divulgação das notas do ENEM, que deve ser feita até o dia 8 de fevereiro (data limite atribuída pela UFJF), os dados serão reavaliados e, os candidatos que tiverem nota superior no Enem em comparação a da primeira fase, terão suas provas corrigidas novamente.

Veja na tabela resumida:

21/12 – Provas 1ª etapa
22 e 23/12 – Provas 2ª etapa

(de 08 a 29/01 – separação e primeira correção de provas)

08/02 – Limite pra divulgação das notas do ENEM

11/02 Divulgação notas da 1ª etapa e aprovados

(12 a 23/02 – separação e correção complementar das provas,
considerando notas do ENEM)

01/03 – Divulgação notas 2ª etapa

08/03 – Resultado final

PISM

Os módulos I e II do PISM não sofreram alteração e serão realizadas de
16 a 18 de dezembro. Já o módulo III acompanha agora as datas do vestibular: 21, 22 e 23 de dezembro.

Cidades de aplicação de provas

Os candidatos que realizam a prova da primeira fase fora de Juiz de Fora, nas cidades de Belo Horizonte, Lavras, Muriaé, Viçosa, Volta Redonda (RJ) e Niterói (RJ), farão agora as duas etapas nestas cidades. Eles não precisarão se deslocar para Juiz de Fora para realizar a segunda fase, como previa o edital.

Calendário

Por fim, o Pró-Reitor esclareceu que a proposta enviada ao CONGRAD pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) demandou uma série de estudos, análises, projeções de datas e ainda reuniões prévias com as equipes técnicas do CGCO, responsáveis pela digitação e processamento dos dados, nomes e notas, e da COPESE, responsáveis pela logística
operacional, para que não afetassem as datas do calendário acadêmico.

Com isso, o início do período letivo não sofrerá alterações substanciais, podendo apenas haver um pequeno adiamento de duas semanas, com começo no dia 15 de março. A opção adotada permitiu, ainda, que as solenidades de colação de grau possam continuar previstas para o mês de dezembro de 2010 (28, 29 e 30/12), como era a intenção inicial.
Será
publicado Edital de Retificação, que será divulgado na página do Vestibular. Vale lembrar que o período de inscrição continua o mesmo e vai até 9 de novembro. (Fonte: UFJF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise no IW Online